(RE)EXISTIR NA TERRA: A Ecologia e a Filosofia da Libertação de Enrique Dussel
DOI:
https://doi.org/10.71201/3085-6280.%25p.2026Palavras-chave:
Ecologia, Filosofia da Libertação, Enrique Dussel, Justiça Ambiental, ComunidadeResumo
Este artigo explora a interseção entre ecologia e filosofia da libertação de Enrique Dussel, com o objetivo de compreender como a ética comunitária proposta por Dussel pode contribuir para uma abordagem ecológica que promova justiça social e ambiental. A análise crítica abrange a trajetória de Dussel, seus principais conceitos e a relevância de sua ética comunitária para a ecologia. O estudo também aborda definições de ecologia, reflexões sobre sustentabilidade e justiça ambiental, e a importância de (re)existir em harmonia com a Terra. Além disso, são examinadas as interseções teóricas entre ética e ecologia, incluindo diálogos com trabalhos anteriores, confluências e divergências entre Dussel e práticas ecológicas contemporâneas, e novas perspectivas para uma ecologia ética. O artigo enfatiza a necessidade de promover relações harmoniosas com o meio ambiente, utilizando a ética da libertação como guia para um futuro ecológico sustentável.
Downloads
Referências
BOOKCHIN, Murray. Ecologia social e outros ensaios. Achiamé. Rio de Janeiro, 2010.
CASALI, Alipio. Para ler Enrique Dussel. In: LAMPE, Armando (org.). Ética e a Filosofia da Libertação: Festschrift Enrique Dussel. Petrópolis/São Paulo: Vozes/CEHILA, 1995. p. 31-233. (edição bilíngue).
COSTA, César Augusto; LOUREIRO, Carlos Frederico. A ecologia política de Enrique Dussel: aproximações para as lutas sociais na América Latina. Em Pauta: Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 14, n. 38, p. 86–113, 2º semestre de 2016.
DUSSEL, Enrique D. Filosofia da Libertação. Tradução de Luiz João Gaio. São Paulo: Edições Loyola; Piracicaba, SP: Editora UNIMEP, [s.d.]. Título original: Filosofía de la Liberación. México: Editorial Edicol, 1977.
DUSSEL, Enrique D. Filosofia da Libertação: crítica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus, 2005.
DUSSEL, Enrique D. Para uma ética da libertação latino-americana: acesso ao ponto de partida da ética. Tradução de Luiz João Gaio. São Paulo; Piracicaba: Edições Loyola; Editora Unimep, 1977a.
DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade: conferências de Frankfurt. Tradução Jaime A. Clasen. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
DUSSEL, Enrique. Ética comunitária. Tradução de Jaime Clasen. Petrópolis: Vozes, 1986.
DUSSEL, Enrique. La cuestión ecológica en Marx. In: MONTENEGRO MARTÍNEZ, Leonardo (ed.). Cultura y naturaleza. Bogotá: Jardín Botánico de Bogotá, José Celestino Mutis, 2011.
FABIANI, Enrique Téllez. First distinctions towards an ecology of liberation. nuestrAmérica. j. soc. res., 2024, v. 2024, e12789132. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.12789132. Acesso em: 22 ago. 2025.
FRANCISCO, Laudato Sí, 2015. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html Acesso em: 11 de Setembro de 2024.
LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, Colección Sur Sur, 2005. p. 55–70.
PINTO, Simone Rodrigues; RAPOSO, Erivan. Política com paixão: a filosofia da libertação de Enrique Dussel. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, Brasília, v. 8, n. 2, p. 164–175, 2014.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Guilherme Rocha, Leila Maria Orlandi Ribeiro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Somos uma revista de acesso livre, gratuito e imediato com intuito de democratizar o acesso ao conhecimento. Nenhuma taxa é aplicada a autores ou leitores. A IN ALTVM - Revista de Filosofia e Teologia da FATEO está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.