A Doutrina da Maternidade Espiritual de Maria no Concílio Vaticano II
DOI:
https://doi.org/10.71201/3085-6280.3Palabras clave:
Maternidade espiritual de Maria; Lumen Gentium; Concílio Vaticano II; Mediação de Cristo; Fundamentação teológica.Resumen
Resumo: Qualquer reflexão sobre a maternidade espiritual de Maria e sua relação com a Igreja tem como critério primordial, reconhecer e proclamar a unicidade da mediação de Cristo. Sendo assim, qual é a natureza e a fundamentação teológica da doutrina da maternidade espiritual de Maria, conforme explicitada na Constituição Dogmática Lumen Gentium do Concílio Vaticano II? Este problema de pesquisa busca compreender em profundidade como o Concílio Vaticano II, através de sua Constituição Dogmática Lumen Gentium, aborda e justifica teologicamente a maternidade espiritual de Maria. A partir de duas questões investigativas: (1) De que modo a Constituição Dogmática Lumen Gentium do Concílio Vaticano II aborda teologicamente a doutrina da maternidade espiritual de Maria? e (2) Quais critérios teológicos específicos a Constituição Dogmática Lumen Gentium do Concílio Vaticano II apresenta para fundamentar a doutrina da maternidade espiritual de Maria?; o texto direciona a análise para a descrição da abordagem conciliar e a identificação dos critérios teológicos específicos utilizados para fundamentar essa doutrina. Por meio abordagem descritivo-dialética, o texto oferece uma análise clara e aprofundada da doutrina da maternidade espiritual de Maria tal como delineada por um dos documentos mais importantes do Concílio Vaticano II.
Descargas
Referencias
BASTERO DE ELEIZALDE, J.L. Virgen Singular. La reflexión teológica mariana nel siglo XX. Madrid: Rialp, 2001.
BERTETTO, D. Maria la serva delSignore. Trattatodi Mariologia. Napoli: EdizioneDehoniane, 1988.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Lumen Gentium.Capítulo VIII. A Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus no Mistério de Cristo e da Igreja. I. Proémio. Vaticano, 1964. Disponível em: <https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19641121_lumen-gentium_po.html>acesso em 16 abr. 2025.
DANIEL, L. La mediazione materna de Maria in Cristo. Lugano: Eupress, 2011.
HAUKE, M. Introdução à Mariologia. Campinas: Ecclesiae, 2021.
LAURENTIN, R. Courthtraité de théologiemariale. Paris: P. Lethielleux, 1959.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Pe. Lázaro Ilzo Daniel (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Somos uma revista de acesso livre, gratuito e imediato com intuito de democratizar o acesso ao conhecimento. Nenhuma taxa é aplicada a autores ou leitores. A IN ALTVM - Revista de Filosofia e Teologia da FATEO está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.