Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÃO

Os artigos não devem possuir mais de 50 mil caracteres e resenhas não mais que 15 mil. Os artigos devem ser acompanhados de resumo de 100 a 250 palavras em língua original e em inglês, além de uma lista de até cinco palavras-chave no original e em inglês. Se o artigo for todo em inglês, não é necessário fazer resumo em outro idioma.

PADRÕES GERAIS DA REVISTA

O texto enviado para avaliação deverá seguir o template da revista IN ALTVM disponível aqui.

Os textos submetidos para avaliação devem ser inéditos, e não estar sendo concomitantemente submetidos a outras revistas.

A revista está dividida em diferentes seções: artigos, artigos traduzidos, resenhas, resenhas de tradução, e relatos de pesquisa. Sua contribuição deve se enquadrar em alguma dessas seções.

Estudantes de graduação e estudantes de Mestrado devem publicar seus relatos de pesquisa em conjunto com um professor orientador.

Os autores deverão possuir cadastro na plataforma ORCID. O ORCID fornece um identificador digital único que distingue um autor de outros pesquisadores, o que é especialmente útil em casos de nomes comuns ou alterações de nome. Nesse modo de publicação, facilita-se o gerenciamento e a atribuição de publicações, como também apoia-se a gestão de carreira e a visibilidade acadêmica do autor.

É essencial manter a confidencialidade do processo de revisão duplo-cega em submissões para a revista, garantindo que a identidade tanto dos autores quanto dos revisores permaneça desconhecida entre eles ao longo da avaliação. Isso requer que autores, editores e revisores (que possam submeter documentos ao sistema como parte do procedimento de avaliação) adotem medidas específicas em relação ao conteúdo e às características do documento. 

Os redatores do manuscrito precisam eliminar de seu texto quaisquer referências pessoais, substituindo seus próprios nomes e os títulos de suas obras por "Autor" e "Título do Trabalho", respectivamente, e utilizar "ano" nas citações, referências e notas de rodapé, ao invés de nomes reais ou títulos específicos.

Pelo mesmo motivo, os autores devem eliminar do manuscrito as suas afiliações institucionais ou ORCID. É obrigatório que os autores tenham ORCID, entretanto, essa informação só deve ser acrescentada ao manuscrito após a aprovação do manuscrito.

Para usuários do Microsoft Office, é necessário apagar os dados de identificação do autor presentes nas informações do arquivo. Isso pode ser feito acessando o menu Arquivo, selecionando Salvar Como, depois Ferramentas (ou Opções em Mac), seguindo para Opções de segurança, e marcando a opção para remover dados pessoais do arquivo ao salvá-lo. Confirme a escolha clicando em OK e então salve o documento.

Em arquivos PDF, deve-se também excluir os nomes dos autores das Propriedades do Documento, que podem ser acessadas a partir do menu Arquivo no Adobe Acrobat principal.

Cada envio de texto deve incluir um documento adicional que contenha o título do artigo (limitado a 70 caracteres), traduzido para o inglês e para o português (se for o caso); os nomes dos autores; endereços completos tanto institucional quanto residencial, números de telefone, endereços de e-mail, um breve perfil biográfico destacando formação educacional, afiliação institucional e a publicação mais relevante (não excedendo 150 palavras), e o ORCID, que é mandatório na hora da submissão. Autores ou coautores que não possuírem um ORCID devem se registrar no site correspondente do ORCID. Além disso, os artigos devem conter um resumo aproximado de 150 palavras e cinco palavras-chave.

Os documentos submetidos devem ser formatados utilizando o Microsoft Word, com espaçamento entre linhas duplo e fonte Times New Roman de tamanho 12. Isso inclui textos, notas de rodapé, tabelas, figuras e listas de referências. As margens do documento devem ser configuradas da seguinte forma: 3 cm na parte superior, 2 cm na parte inferior, 3 cm à esquerda e 2 cm à direita.

ARTIGOS (ou traduções de artigos)

Os artigos inéditos devem obedecer os padrões gerais da revista. Podem sofrer modificações sugeridas pelos revisores, que devem ser acordadas com os autores (exceto traduções). Após a finalização do processo de revisão, não são permitidas alterações no texto.

RESENHAS

A resenha acadêmica deve trazer novos conhecimentos e não apenas um resumo da obra em si. A resenha deve destacar pontos positivos e negativos da publicação. A resenha deve conter uma síntese descritiva da organização do livro ou do tema. O resenhista deve introduzir citações no texto para fundamentar seus argumentos. O template da resenha de IN ALTVM está disponível aqui.

RELATOS DE PESQUISA

Os relatos de pesquisa seguem as mesmas diretrizes dos artigos e correspondem às comunicações dos estudantes de graduação orientados por mestres ou doutores; bem como, comunicações de mestrandos orientados por Doutores.

NORMAS DE CITAÇÃO

As citações devem obedecer às normas da ABNT 10520:2023, segundo o formato autor-data. Devem constar ao longo do texto. Citações não devem ser feitas nas notas de rodapé. 

As notas de rodapé deverão ser usadas EXCLUSIVAMENTE para inserção de comentários explicativos. 

O padrão geral de citação é (Autor, ANO, p. XX), por exemplo, (Silva, 2019, p. 3).

As citações diretas no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Citações diretas maiores que três linhas devem ser recuadas em 4 cm, sem aspas, com a citação no formato  autor-data.

Para os livros bíblicos, adote-se uma lista de acordo com as edições científicas (Jerusalém, TEB, Vozes ou outra). Documentos conciliares e pontifícios geralmente possuem abreviaturas consagradas. Para o código de Direito Canônico usa-se CIC (Codex Iuris Canonici); para o Catecismo da Igreja Católica, CEC (Catechismus Ecclesiae Catholicae). Até mesmo abreviar periódicos pode facilitar a referência. Embora exista uma norma da ABNT a esse respeito (NBR 6032 - abreviação de títulos de periódicos), no caso da Teologia, seguindo a própria ABNT, é preferível adotar o elenco internacional.

  • No caso de citações da Sagrada Escritura

Para deixar explícita a tradução da Escritura utilizada, a primeira menção bíblica deve apresentar a seguinte forma: (Bíblia [...], 2011, Mt 6, 3-6).

Se a mesma tradução da Bíblia é usada nas citações subsequentes, basta citar o texto bíblico como de costume. Não se deve usar o termo latino (cf.) nas citações ao longo do texto. Por exemplo: (Jo 3, 4-9).

  • No caso de documentos magisteriais, assim como na norma para a Sagrada Escritura, a primeira citação deve apresentar a referência completa. As referências subsequentes podem ser apresentadas por meio de expressões latinas, úteis para evitar repetições de fontes citadas anteriormente.

1ª menção: 
Francisco (2015, Laudato Si’, n. 28, p. 12) se houver página, ou Francisco (2015, Laudato Si’, n. 28) se não houver página. Nas citações subsequentes, quando houver repetições: (Laudato Si’, n. 32).

CNBB (DAp, n. 56, p. 30) se houver página, ou CNBB (DAp, n. 56) se não houver página. Nas citações subsequentes, quando houver repetições: (DAp, n. 80).

(Francisco, 2015, Laudato Si’, n. 28, p. 12) se houver página, ou (Francisco, 2015, Laudato Si’, n. 28) se não houver página. Nas citações subsequentes, quando houver repetições: (GS, n. 6).

Tomás de Aquino (2008, STh, I-II, q. 8, a. 1, p. 56) se houver página, ou (Tomás, 2008, STh, I-II, q. 8, a. 1) se não houver página. Nas citações subsequentes, quando houver repetições: (STh, I, q. 8, a. 2).

Na Constituição Dogmática Gaudium et Spes (2012, n.19, p. 10) ou (GS, 2012, n. 9) - sem paginação - ou ainda (GS, 2012, n. 9, p. 10).Nas citações subsequentes, quando houver repetições: (GS, n. 23).

Se o documento está na internet a paginação pode ser omitida. Se é um e-book deve-se indicar a localização. (DAp, n. 80, local. 45).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FINAIS

No final do artigo, as referências bibliográficas devem ser organizadas em ordem alfabética, iniciando pelo sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido pelo primeiro nome, título da obra, subtítulo (caso exista), número da edição, cidade de publicação, nome da editora, ano de publicação, e, quando aplicável, número da página e volume. Este formato deve estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela ABNT.

DIREITOS

O editor pede que os revisores entreguem a revisão dentro de um mês. No entanto, o processo de revisão pode levar mais tempo, dependendo do tamanho do manuscrito e das respostas dos revisores.

Após um parecer favorável e a conclusão do processo de revisão, que envolve a adição das modificações e recomendações dos avaliadores ao documento, o editor procede à verificação das alterações e à organização final do texto. O autor principal será notificado e receberá uma versão preliminar do documento via e-mail para sua confirmação.

Uma vez publicados, os artigos ficarão acessíveis em formato PDF no portal da revista e, posteriormente, poderão ser encontrados em diversas bases de dados.

Condições para submissão

São condições para a publicação dos artigos em IN ALTVM - Revista de Filosofia e Teologia:

  • Todos os autores estão de acordo com a submissão do manuscrito.
  • A contribuição enviada tem conteúdo inédito e não está sendo avaliada concomitantemente por outra revista.
  • O arquivo esteja em formato Microsoft Word (doc/docx) ou em RTF.
  • Os autores se responsabilizam por não violar nenhum direito autoral ou outro direito de propriedade pessoal de qualquer pessoa ou entidade e não contém declarações ilegais de qualquer forma. Se algum destes requisitos não é preenchido, o manuscrito é devolvido aos autores.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.